Acumuladores

janeiro 31, 2021

 



Foto de Joanna Kosinska no Unsplash


Uma vez eu li uma crônica sobre desapegar, no sentido material mesmo, e fiquei “uau, que pessoa evoluída”. De vez em quando eu tento ser essa pessoa “evoluída”, dar a louca e jogar umas tralhas fora, mas esse texto não é sobre isso.

Esse texto é para mostrar minha profunda empatia pelos acumuladores!

Olha, quem quiser que fique com os seus minimalismos e desapegos aí, mas para nós, os belíssimos acumuladores, cada coisa conta uma história e tem uma função.

Já pensou se uma hora você precisa daqueles materiais que você usou na época do ensino médio e jogou fora, hein? Parece doido, mas a cabeça de muita gente funciona assim.

Juro para vocês que na formatura do ABC da minha prima, quando ela tinha 6 anos, tinha um enfeite de parede que era um isopor do gato de Alice no País das Maravilhas. Por algum motivo, eu do passado achei que seria uma ótima ideia levar ele pra casa e colar no meu quarto. Pois bem, minha prima tem 16 anos atualmente e acho que esse isopor ainda ta em cima do meu guarda-roupa...

Mas ninguém é acumulador com tudo, gente. Tem pessoas que são super desapegadas com roupa, por exemplo, mas não consegue jogar fora um bilhetinho que recebeu quando tinha 11 anos.

Você vai reler aquele bilhete? Ele ainda faz sentido para você como ele fez naquele tempo? Você ainda tem contato com aquela pessoa? Se a resposta for sim, você guarda. Se for não, você guarda também. É que jogar aquilo fora soa como apagar suas memórias.

Não acho que apagar memórias seja solução para coisa alguma, muito pelo contrário. As vezes é necessário largar de mão algumas coisas, queimar papel, rasgar foto, vender um presente num brechó (acho mais inteligente que jogar fora), apagar mensagens. Não significa que você vai esquecer, mas também não precisa ficar lembrando, né?

Nesse caso, os acumuladores guardam o que querem lembrar. Mesmo que não faça mais sentido nenhum, a sensação desse transportar para algum momento é muito gostosa e acho que devemos apreciar mais vezes (esse texto é cheio de achismos, podem discordar à vontade).

O melhor dessa sensação é que ela sempre é uma surpresa.

Sabe quando você mexe em um bolso e encontra um dinheiro que não lembrava? O bom de ser acumulador é que você guarda as coisas e esquece que guardou (o que não tem a ver com desorganização), então é sempre como se encontrasse dinheiro que não esperava!!!

É maravilhoso mexer nas suas recordações, te faz refletir sobre coisas boas que você viveu e te estimula a buscar de novo aqueles momentos. Vamos supor que você encontre uma foto com um amigo que você se distanciou depois de um tempo. “Como será que ele está hoje, hein? Talvez fosse legal perguntar...”

Mas não são só esses os motivos da acumulação. Por aqui, o inútil e o indiferente também têm vez! Se tem uma tecla que eu bato nesse blog é: nem tudo que a gente faz precisa ter sentido!!!! (Ultimamente estou usando muitas exclamações nesse site.) Algumas vezes a gente faz coisas por fazer, sem uma razão lógica. Então, por que não dizer que também podemos acumular só por acumular?

Esse é o terceiro tipo de acumulador. Acumula por acumular, porque é bom acumular e é bom jogar fora. Eu acho muito válido. Se você quer desapegar e jogar coisas fora, como você vai fazer isso se não tiver uma pilha de coisas descartáveis para se desfazer?

Se torna um ciclo. Você guarda um monte de tralha, depois se desfaz e se sente mais leve, depois guarde de novo, aí joga fora novamente. É lindo!

Não é exatamente como a casa que você faxina em um dia e no outro já ta suja. O processo de desapego é mais intelectual e (por que não?) engraçado. E é isso. A vida é cheia de ciclos assim, desde que eles não te façam mal, não vejo problema algum.

Seja qual for o seu tipo de acumulador, do tipo precavido, emotivo ou meramente acumulador, saiba que o desapego nem sempre tem a ver com evolução ou algo do tipo. Você não vai ser mais evoluído por conseguir se desfazer de uma papelada. 

Esse é só o seu modo de lidar com a materialização de cenas da sua vida, algo que só você pode categorizar e definir o destino. 

4 comentários

  1. Recentemente tive que ajeitar meu quarto e mexi em todos os meus papéis, foi uma viagem a tantas memórias, algumas de pessoas que nem tenho mais contato, mas que fizeram meu coração se aquecer. Também gosto de acumular justamente por esses momentos futuros em que possa me apegar a esse pedaços de papel contendo lembranças.

    ResponderExcluir
  2. Sou os 3 tipos hahahahahhaha
    Adorei o texto

    ResponderExcluir
  3. Texto maravilhoso 😍
    Eu costumo acumular aquilo que me traz boas recordações de pessoas que passaram pela minha vida. Mas tenho uma filosofia de que 1 vez no ano devo desapegar de pelo menos um terço dessas coisas.

    ResponderExcluir